Museu do Pico
Visita Virtual
Polo dos Baleeiros
Visita Virtual
Polo da Indústria Baleeira
Visita Virtual
Polo do Vinho

Abril 2024

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Apresentação do documentário "Atafonas" no Museu do Pico

A empresa local Comunicar Atitude, Lda., em parceria com o Museu do Pico, apresentam no próximo dia 17 de março, o filme documental "Atafonas", realizado por Sandra Cristina Sousa.

Durante 500 anos o homem da Ilha do Pico – Arquipélago dos Açores edificou em pedra basáltica estruturas tradicionais de apoio à agricultura. Chamadas de Atafonas albergavam uma espécie de moinho de cereais movida pela propulsão animal. Este testemunho físico e territorial pertence a um determinado tempo e lugar, sendo reflexo da cultura existente. Há mais de um século que todo este património foi abandonado, por falta de uso, como é explanado no documentário pelo último moageiro – Domingos Epifânio, de 90 anos de idade. Ainda que este património não tenha sido criado para fins de habitação está a ser lentamente adaptado a empreendimentos turísticos enquadrados na diretiva comunitária Turismo em Espaço Rural (TER). Através de apoios financeiros da Comunidade Europeia o património arquitetónico, cultural e social de uma pequena ilha, em pleno Oceano Atlântico está a dar lugar a um turismo de natureza único no mundo.

Esta é a história contada na primeira pessoa pelos proprietários de casas centenárias consumidas pelo tempo agora convertidas em empreendimentos turísticos com enquadramento rural. A requalificação merece enquadramento financeiro comunitário e está a conquistar interessados pelo mundo inteiro.

A Comunicar Atitude, Lda., fundada em 2013, é especializada em documentários e filmes institucionais que valorizam o autêntico e promovem o caracter. É composta por uma equipa dinâmica, polivalente, diferenciadora da criatividade com uma abordagem rigorosa, seguindo padrões internacionais, fazendo dela parte a realizadora deste filme, Sandra Cristina Sousa, licenciada em Comunicação, tendo sido jornalista correspondente para rádio, jornal e televisão pública durante 17 anos.

Contando com o apoio do Governo Regional dos Açores – Secretaria Regional da Educação e Cultura e da Câmara Municipal de São Roque do Pico - Capital do Turismo Rural, este filme documental de 32’33’’ poderá ser visionado pelas 21h, no auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, com entrada livre.

Categoria
Data Inicial
2017-03-17
Hora Inicial
21:00
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks