Museu do Pico
Visita Virtual
Polo dos Baleeiros
Visita Virtual
Polo da Indústria Baleeira
Visita Virtual
Polo do Vinho

Setembro 2025

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Comemoração das Jornadas Europeias do Património no Museu do Pico

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, desde 1989, que envolve mais de 50 países. Neste sentido, cada país elabora anualmente um programa de atividades a nível nacional, acessível ao público, de forma gratuita, no mês de setembro.

“Património Arquitetónico: Janelas para o Passado, Portas para o Futuro”, o tema escolhido para a edição deste ano, é uma oportunidade para admirar e visitar edifícios excecionais ou criações invulgares de arquitetos que são, sem dúvida, o caso dos polos que constituem o Museu do Pico:

O Museu dos Baleeiros foi inaugurado em 1988, tendo sido candidato ao Prémio Museu Europeu do Ano, em 1991. O projeto de arquitetura, da responsabilidade do arquiteto Paulo Gouveia recebeu, em 1993, uma menção honrosa da Associação dos Arquitetos Portugueses e da Secretaria de Estado da Cultura – Prémios Nacionais de Arquitetura. Em 2008 foi ampliado. O projeto de arquitetura, passados 20 anos, foi, novamente, da responsabilidade do arquiteto Paulo Gouveia. Em 2014, foi sujeito a uma nova ampliação, com a construção de um Auditório, da autoria dos arquitetos Rui Pinto e Ana Robalo.

Consulte mais informações: http://roteiroarquitectura.pt/obras/single/40?lang=pt; http://roteiroarquitectura.pt/obras/single/39?lang=pt; https://ruipinto.pt/auditorio-do-museu-dos-baleeiros/; https://www.laborhub.pt/projectos/auditorio-do-museu-dos-baleeiros-63

 

O Museu da Indústria Baleeira, inaugurado em 1994, foi alvo, numa primeira abordagem, de uma intervenção centrada na manutenção integral do edifício principal e seus equipamentos fabris. Em 2011, deu-se a reabilitação e requalificação paisagística e urbanística da antiga Cerca – local ao ar livre destinado ao armazenamento dos bidões do óleo – bem como à recuperação de pequenos edifícios de apoio, da autoria de Rui Pinto e Ana Robalo Arquitetos.

Mais informações: http://roteiroarquitectura.pt/obras/single/305?lang=pt

O Museu do Vinho, inaugurado em 1999, é por si só um símbolo arquitetónico da fase áurea do "Ciclo do Vinho Verdelho” no Pico. Trata-se de uma das obras mais representativas do arquiteto Paulo Gouveia, marcada pela sua pujança, sentido do lugar, materiais e formas utilizados.

Informações: http://roteiroarquitectura.pt/obras/single/38?lang=pt

 

À semelhança de anos anteriores, o Museu do Pico volta a dinamizar uma atividade associada à comemoração desta efeméride.

O património pode ser descoberto de muitas maneiras diferentes. Assim, no museu premiado arquitetonicamente, o Museu dos Baleeiros, será apresentada, em forma de revisitação, a série “Gentes e Cultura – Baleia”, da Videoteca RTPAçores, um registo fílmico que se encontra no arquivo de imagem do Museu do Pico, cujo argumento enaltece a atividade baleeira, o mote para o aparecimento daquele que é o Museu mais visitado dos Açores.

A série "Gentes e Cultura", uma produção/realização de Domingos Monteiro, um dos pioneiros da realização na RTP Açores, foi um programa, em episódios, transmitido em 1983, focado na cultura e história do arquipélago dos Açores, nas suas mais variadas áreas.

Intervêm João Afonso, Ermelindo Ávila, José André, Duarte Furtado, Manuel Costa, Manuel Garcia, João Maurício, Cristiano Sousa e Moniz Bettencourt. Participam Manuel Constância, Gualter Barreto, Dimas Soares, José Caçoila e Manuel Faidoca. Colaboraram: Museu dos Baleeiros, Helder Dinis, Dias de Melo, José Azevedo, Ernesto Flores e Café Royal.

No ano em que a RTP Açores celebra o seu 50º aniversário, faz todo o sentido rever as imagens de locais e pessoas que proporcionaram uma época fulgente, e que muito engrandeceram a nossa história baleeira.

Sensibilizar os cidadãos europeus para o valor do património comum e para a necessidade de o preservar para as gerações atuais e futuras é o grande objetivo das Jornadas, que procuram ainda valorizar o mosaico cultural europeu.

Sensibilizar para a importância da salvaguarda e valorização do nosso património cultural identificativo, celebrando-o memorialmente, é o objetivo desta iniciativa do Museu do Pico.

A sessão de visionamento terá lugar a 19 de setembro, sexta-feira, pelas 21h, no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, com entrada gratuita.

Categoria
Local
Auditório do Museu dos Baleeiros
Data Inicial
2025-09-19
Hora Inicial
21:00
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks