Museu do Pico com(n)vida - Celebrar Camões
No âmbito das celebrações do V Centenário do nascimento de Luís de Camões, que terminam a 10 de junho de 2026, vamos celebrar a data com um grupo informal de amadores de artes e de poesia.
Os sonetos, as redondilhas e alguns excertos dos Lusíadas serão declamados - mas com vida! E com um pouco de música... Pois a poesia é música. E a música é poética.
Estas comemorações procuram promover uma nova leitura de Camões, distanciando-se de manipulações ideológicas passadas e reafirmando-o como um património universal da humanidade, com uma visão moderna do mundo e da cultura clássica.
“Os ecos de Luís de Camões (1525-1580) passam de geração em geração. São memória e criam memória. São património e fazem parte da cultura viva. O poeta é a figura mais agregadora da cultura portuguesa.”, como se pode ler na Estrutura de Missão criada com o objetivo de honrar o poeta e a sua obra.
Então "a poesia convida" e nós convidamos-vos a sentir e a ouvir poesia e música no Auditório do Museu dos Baleeiros, no próximo dia 24 de janeiro, pelas 20:30h!

