Museu do Pico
Visita Virtual
Polo dos Baleeiros
Visita Virtual
Polo da Indústria Baleeira
Visita Virtual
Polo do Vinho

Novembro 2018

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

10 Anos do Parque Natural do Pico, no Museu do Pico

O Museu do Pico e o Parque Natural do Pico apresentaram ao público, no passado dia 9 de novembro, no Museu dos Baleeiros, a conferência "À Descoberta do Parque Natural do Pico" e a exposição fotográfica "Um Olhar Sobre o Parque Natural do Pico", no âmbito das comemorações dos 10 anos do Parque Natural do Pico.

A conferência teve como orador o Diretor do Parque Natural do Pico, Manuel Paulino Costa, que referiu a importância do parque natural na gestão das áreas protegidas da ilha do Pico, dando a conhecer as suas áreas de intervenção e atividades desenvolvidas.

O Parque Natural do Pico, a única estrutura de gestão de todas as áreas protegidas e classificadas da ilha do Pico, é o maior parque natural dos Açores, compreendendo 22 áreas protegidas, numa área territorial que abrange cerca de 35% da sua superfície terrestre.

O Parque Natural do Pico é constituído por 4 reservas naturais, 1 monumento natural, 8 áreas protegidas para a gestão de habitats ou espécies, 6 áreas de paisagem protegida, e 3 áreas protegidas de gestão de recursos. Engloba ainda diversas áreas classificadas, com particular destaque para a Paisagem da Cultura da Vinha do Pico - Património Mundial da UNESCO, e Geossítios do Geoparque Açores, Geoparque Mundial da UNESCO, entre outras.

Dispõe de 3 Centros de Interpretação, com valências e produtos diferenciados, e 6 percursos pedestres que se desenvolvem nas áreas de Reserva Natural da Montanha do Pico, da Reserva Natural do Mistério da Prainha e nas áreas de Paisagem Protegida da Cultura da Vinha e da Zona Central.

Este Parque Natural, pela sua singularidade, tem recebido vários prémios, onde se destaca o prémio Paisagem Vulcânica da ilha do Pico, vencedor, em 2010, do concurso 7 Maravilhas Naturais de Portugal, na categoria de Grandes Relevos. Foi finalista, como Destino Nacional, do Prémio EDEN, em 2011. O Trilho Pedestre da Criação Velha foi considerado um dos oito melhores trilhos do Mundo, pela revista inglesa BootsnALL.

Categoria
Data Inicial
2018-11-09
Hora Inicial
21:00
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks