Museu do Pico
Visita Virtual
Polo dos Baleeiros
Visita Virtual
Polo da Indústria Baleeira
Visita Virtual
Polo do Vinho

Março 2024

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Museu do Pico celebra o Dia Nacional da Cultura Científica

O Museu do Pico celebrou no passado dia 23 de novembro o Dia Nacional da Cultura Científica.

Para assinalar esta efeméride, funcionários do Museu deslocaram-se à Escola EB1 São Mateus/São Caetano, em São Mateus do Pico para, junto dos seus alunos e professores, dar a conhecer algo raro e invulgar: um feto de cachalote com 7 cm.

Para melhor contextualizar esta ação, a atividade desenrolou-se no período letivo do Projeto Despertar para as Ciências, e contou com o apoio da professora responsável Carla Cardoso, a qual enquadrou o dia a comemorar, e com base numa projeção, classificou e caraterizou a temática a abordar, o cachalote. Igualmente, a fim de se abordar a cultura da baleação, bem como a vida no mar dos cetáceos, nomeadamente dos cachalotes, para além do contributo do Museu, contou-se com a colaboração do vigia da baleia, Carlos Silva, o qual trouxe, para delícia das crianças, a sua vigia móvel.

Para além do feto, propriedade do Sr. Tavares de Melo, de São Roque do Pico, gentilmente cedida ao Museu do Pico para exploração na área do serviço educativo, foram apresentadas aos participantes outras peças, de igualmente grande valor, nomeadamente um exemplar de âmbar e um exemplar de um dente de cachalote, com cerca de 800 g.

Como também foi celebrada a Semana dos Resíduos, foi igualmente realizada uma abordagem aos resíduos que são colocados no mar, bem como as suas consequências, as quais têm vindo também a atingir os cachalotes.

No final da sessão foi distribuído, a cada aluno, um postal com uma representação dos cetáceos com os resíduos do mar e um jogo “quantos queres?” sobre quanto tempo dura o lixo que colocamos no mar.

As crianças e respetivos professores aderiram muito bem a esta iniciativa, a qual contou com uma grande interação com base, sobretudo, em partilha de conhecimentos e experiências.

Enaltecer o papel da ciência para o desenvolvimento humano, instigar o gosto pela ciência nas gerações mais novas, destacar grandes nomes da ciência, visualizar amostras raras e dar a conhecer a importância dos museus na nossa sociedade, foram os principais objetivos atingidos na realização desta atividade educativa, com o Museu do Pico a desempenhar mais uma vez o seu papel inclusivo, na comunidade escolar.

Data Inicial
2018-11-23
Data Final
2018-11-23
Hora Inicial
13:00
Hora Final
15:00
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks