Museu do Pico
Visita Virtual
Polo dos Baleeiros
Visita Virtual
Polo da Indústria Baleeira
Visita Virtual
Polo do Vinho

Outubro 2019

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2019

O Museu do Pico, em parceria com o Instituto da Segurança Social dos Açores (ISSA), representado pelo Núcleo de Ação Social do Pico, comemorou na tarde do dia 3 de abril, na Casa do Povo de São Mateus do Pico, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2019, enquadrado no tema Património e Paisagem Rural.

Sensibilizados para a importância da aproximação a públicos mais excluídos, quer por questões de mobilidade, quer por questões espaciais, o Museu do Pico organizou a atividade A Cultura na inclusão social dos Anciãos, e para o efeito contou com a presença dos utentes dos centros de convívio do concelho da Madalena do Pico.

Contando com a colaboração do corpo técnico do Museu, bem como do convidado, o Sr. Manuel Goulart Serpa, foram apresentados alguns conteúdos fílmicos alusivos ao tema comemorativo, nomeadamente acerca da vinha e do vinho na ilha do Pico. A Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, Madalena Cidade do Vinho 2017 e o 1º lugar da melhor Paisagem Nacional 2018, foram então temas explanados, os quais elucidaram, positivamente, os participantes.

A Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal, impulsionou a divulgação do tema deste ano com a finalidade de promover o entendimento das zonas rurais enquanto paisagem, e da paisagem enquanto património, estimulando a perceção de territórios em permanente mutação, que acumulam os saberes e as práticas decorrentes de uma vivência continuada, em constante adaptação aos imperativos ambientais, culturais, sociais, políticos e económicos. A consciência da fragilidade e mutabilidade destes recursos, da sua consequente necessidade de conservação e salvaguarda, e da ligação intrínseca entre património, paisagem rural e desenvolvimento sustentável cria assim oportunidades para sensibilizar comunidades e públicos, para reforçar laços identitários e para criar perspetivas de futuro, alicerçadas no reconhecimento da importância da cultura e do património enquanto elementos aglutinadores das comunidades.

Categoria
Local
Casa do Povo de São Mateus
Data Inicial
2019-04-03
Data Final
2019-04-03
Hora Inicial
14:00
Hora Final
16:30
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks