Museu do Pico
Visita Virtual
Polo dos Baleeiros
Visita Virtual
Polo da Indústria Baleeira
Visita Virtual
Polo do Vinho

Março 2024

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Museu do Vinho acolhe a abertura Oficial das comemorações na ilha do Pico do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa

O Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa foi celebrado pela primeira vez em maio de 2016. O intuito da instituição desta efeméride, que resulta do esforço da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, bem como das Confrarias nela filiadas, é o de fazer sobressair a importância da gastronomia local e tradicional. Pretende ainda ser um momento de celebração e de enaltecimento, afirmando a multiplicidade de fatores que para tal contribuem – geográficos, sociais, económicos e culturais.

A Confraria Gastronómica Gastrónomos dos Açores, é responsável por, em cada ano, assinalar a efeméride na Região, em parceria com entidades públicas e privadas locais. Este ano, as celebrações decorreram na Madalena do Pico, nos dias 28,29 e 30 de maio. Os eventos foram dinamizados pela Confraria dos Gastrónomos dos Açores, pela Confraria do Vinho do Pico, pela Associação Comercial e Industrial da ilha de Pico, e contou com o apoio do Município da Madalena, com a participação de restaurantes locais, e com o patrocínio das autoridades oficiais e tutelares do Turismo da Região.

O Museu do Pico também se associou a esta iniciativa com a cedência dos espaços do Museu do Vinho, na Madalena, para a cerimónia da abertura oficial das comemorações e apresentação do selo oficial Dia da Gastronomia 2021. Estiveram presentes o representante dos Gastrónomos dos Açores, o Secretário Regional da Juventude Qualificação Profissional e Emprego, o Gestor da Marca Açores, o Presidente da Câmara Municipal da Madalena, o Presidente da Associação Comercial e Industrial da Ilha do Pico, a Confraria do Vinho do Pico, o Museu do Pico, produtores locais e demais convidados e participantes. O evento terminou com um beberete e degustação de gastronomia e vinhos locais. 

Categoria
Local
Museu do Vinho
Data Inicial
2021-05-28
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks