Museu do Pico
Visita Virtual
Polo dos Baleeiros
Visita Virtual
Polo da Indústria Baleeira
Visita Virtual
Polo do Vinho

Abril 2024

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Apresentação de Audioguia no Museu da Indústria Baleeira

No âmbito de uma proposta submetida e sufragada ao Orçamento Participativo da Região Autónoma dos Açores, em 2018, o Governo dos Açores, através da Direção Regional do Turismo, apresentou publicamente, no Museu da Indústria Baleeira, o resultado do projeto “Audioguias do Museu da Indústria Baleeira e Espaços Envolventes”.

A apresentação contou com a presença da Diretora Regional do Turismo, do Diretor do Museu do Pico e do proponente, Dr. Ivo Sousa.

O processo de adjudicação e execução financeira foi da responsabilidade da Direção Regional do Turismo, tendo o Museu do Pico sido o responsável pelos conteúdos apresentados.

Esta nova proposta de comunicação, inovadora na Região, foi despoletada pela “desinquietação” de Ivo Sousa. É extremamente inclusiva, proporcionando ao visitante uma visita mais imersiva.

Trata-se de uma aplicação web, que inclui textos, fotografias, vídeos, sons, e locução em seis línguas (português, inglês espanhol, francês, italiano e alemão), para smartphones e tablets. A aplicação é acessível através de um QR Code exclusivo apresentado num audiocard, sob a forma de um cartão, em material biodegradável. O design do cartão é monocromático e tem em conta a utilização responsável das tintas.

Ao contrário das APPS convencionais, a webapp dos audiocards não se prende a sistemas operativos, nem requer uma instalação prévia. O visitante apenas necessita apontar o seu telefone para o QR Code, ou caso lhe seja mais conveniente, inserir o código apresentado no cartão, que o irá direcionar para a plataforma audioguia. Este mecanismo simplificado, pretende evitar os incómodos da instalação de apps tais como a falta de memória nos smartphones e o tempo de espera de descarregamento. 

A aplicação foi desenvolvida pela toGuide, uma empresa nacional especializada em áudio guias e desenvolvimento de conteúdos e aplicações GPS para o setor turístico. 

Categoria
Data Inicial
2021-06-16
Hora Inicial
15:30
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks