Museu do Pico
Visita Virtual
Polo dos Baleeiros
Visita Virtual
Polo da Indústria Baleeira
Visita Virtual
Polo do Vinho

Abril 2024

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Apresentação de livros sobre o folclore dos Açores e do Rio Grande do Sul no Museu do Pico

Na noite do passado dia 23 de agosto, no Museu da Indústria Baleeira, em São Roque do Pico, foram apresentadas duas obras bibliográficas acerca do folclore açoriano e do Rio Grande do Sul, nomeadamente, “Vertentes das Danças Açorianas” e “Herança Açoriana nas Danças Tradicionais do Rio Grande do Sul”, da autoria do brasileiro Flávio Antônio de Azeredo.

Estas obras são o resultado de pesquisas de campo efetuadas pelo autor, no âmbito das danças tradicionais e folclóricas.  Flávio Azeredo, descendente de açorianos e professor da Universidade de Santa Cruz do Sul, é um apaixonado pela Dança, sendo formado em Educação Física e Saúde e Mestre em Performance Artística/Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa.

O Diretor do Museu do Pico abriu a sessão, destacando a relevância cultural da iniciativa.  A apresentação dos livros ficou a cargo de Alzira Silva e Manuel Serpa. Manuel Serpa, como formador e especialista na área da cultura e do folclore, apresentou o livro “Vertentes das Danças Açorianas”. A sua comunicação foi ilustrada e complementada com uma pequena demonstração de folclore, interpretada por um par de bailadores. De seguida, Alzira Silva, amiga e colaboradora do autor, apresentou o livro “Herança Açoriana nas Danças Tradicionais do Rio Grande do Sul”, partilhando a sua vasta e rica experiência como antiga Diretora Regional das Comunidades.

Concluída a apresentação dos livros, o autor fez uma pequena intervenção, agradecendo, emocionado, todos os apoios envolvidos na realização desta iniciativa cultural. O Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Mark Silveira, encerrou a sessão.

O evento terminou com a oferta dos livros, pelo autor, e com um beberete oferecido pela Câmara Municipal de São Roque.

Categoria
Local
Museu da Indústria Baleeira
Data Inicial
2021-08-23
Hora Inicial
20:30
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks