Museu do Pico

Apresentação do livro "Pedra de Toque" no Museu do Pico

O Museu do Pico apresenta no próximo dia 19 de setembro, no auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, o livro "Pedra de Toque", de Lélia Pereira Nunes. 

O livro "Pedra de Toque" é uma coletânea de crónicas onde a autora reflete sobre a memória açoriana, publicadas em jornais de Florianópolis, Açores e comunidades açorianas no Canadá e Estados Unidos. Abordam-se temas relacionados com a literatura e a cultura, dando especial ênfase às influências culturais.

“São 31 artigos heterogéneos na forma e no conteúdo. Em comum, temas sobre a nossa realidade cultural – o Sul do Brasil e os Açores. Em cada artigo, a insistência em dar a conhecer e fomentar a difusão da produção cultural e literária de Santa Catarina e dos Açores”, comenta Lélia.

Nas palavras de Osvaldo Cabral, esta é “uma escrita que nos embala. Quando olho para a Lélia, vejo uma ponte. A metáfora é vulgar entre os que a conhecem, mas vem-me sempre à ideia aquela comparação que o nosso amigo Onésimo Almeida ajudou a espalhar, de que a maior ponte do mundo é a Braga Bridge, porque liga Fall River (EUA) aos Açores.

Ora, ponte maior não pode haver entre Santa Catarina e as ilhas açorianas, encarnada num “corpo de ilhas” que é a Lélia Nunes.

Não conheço brasileira mais açoriana – ou açoriana mais brasileira? – do que esta jovem catarinense de “270 anos”, fazendo jus aos históricos casais que percorreram outrora a enorme ponte em viagens dramáticas.”

Categoria
Local
Auditório do Museu dos Baleeiros
Data Inicial
2021-09-19
Hora Inicial
21:00
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks