Museu do Pico
Visita Virtual
Polo dos Baleeiros
Visita Virtual
Polo da Indústria Baleeira
Visita Virtual
Polo do Vinho

Março 2024

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Duo Ilha Negra no Museu do Pico

O Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, será palco de um concerto no dia 12 de novembro, sexta-feira, pelo grupo picoense Duo Ilha Negra e amigos.

Laurindo Cardoso e José Fontes, da Freguesia da Candelária, compõem este Duo, cuja performance passa por utilizar vários instrumentos de cordas.

Na primeira parte do espetáculo, viaja-se no tempo pela história que carateriza doze instrumentos de cordas, seis deles construídos por Laurindo Cardoso. Na segunda parte, acompanhados, na voz, por alguns amigos, serão interpretados cinco temas, três da autoria de Laurindo Cardoso.

Laurindo Cardoso, carpinteiro reformado, também é construtor de instrumentos. “Carpinteiro dá para muitas coisas,” admite com um sorriso, “uns dias eram janelas, outros dias eram instrumentos.” Foi em 1985 que construiu o seu primeiro instrumento de cordas, um bandolim, que sobe ao palco para tocar um passo-dobrado. Mas também a bandola, o sexto instrumento que constrói, depois de uma guitarra, com um formato diferente, uma viola da terra, uma guitarra portuguesa e ainda um novo bandolim. “Desta vez vai tudo ao palco, só com um cheirinho de cada instrumento, porque também levo instrumentos que fui adquirindo durante os anos, como um banjo bandolim.”

José Fontes acompanha Laurindo Cardoso, no violão, há duas décadas. “Estas noites são melhores do que andar na vinha,” admite o vitivinicultor entusiasmado com este projeto musical. A “viola grande”, como sempre chamaram à viola baixo, que igualmente irá tocar, foi limpa do pó que ganhou desde que o seu pai, mais conhecido por “Manuel da Senhorinha”, faleceu. Em memória de outros tempos, José Fontes vai pegar neste baixo, que já tem mais de 60 anos, e foi construído pelo Mestre Francisco de Matos, da Candelária.

Esta sessão, que promove a cultura musical dos instrumentos de cordas da Freguesia da Candelária mas, acima de tudo, da Ilha do Pico, será apresentada pelo entusiasta picoense deste tema, Manuel Goulart Serpa, e terá o seu início pelas 21h.

Categoria
Local
Auditório do Museu dos Baleeiros
Data Inicial
2021-11-12
Hora Inicial
21:00
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks