Museu do Pico
Visita Virtual
Polo dos Baleeiros
Visita Virtual
Polo da Indústria Baleeira
Visita Virtual
Polo do Vinho

Abril 2024

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Museu do Pico promove ensemble musical Trovar o Povo, por João Francisco Távora e Jorge Luís Castro

O Museu do Pico promove no dia 31 de julho, domingo, no Museu da Indústria Baleeira, em S. Roque do Pico, pelas 21h00, o ensemble musical Trovar o Povo, por João Francisco Távora e Jorge Luís Castro, inserido no programa do Festival Cais Agosto. Trovar o Povo é um ensemble musical de dois jovens músicos portugueses especializados em música antiga e com relevante atividade em Portugal, Reino Unido, Alemanha e Países Baixos.

No programa “Do Povo para o Povo” propõem-se a apresentar um concerto que parte das recolhas etnográficas do folclore português, interpretando e reinventando-as num novo objeto artístico que une a interpretação etnográfica e histórica à criação e recriação musical. Para isso, o projeto conta com a voz de Jorge Luís Castro para interpretar a palavra do povo, a flauta de bisel de João Francisco Távora para relembrar a sonoridade dos instrumentos solísticos e o adufe de Jorge Luís Castro para reavivar os ritmos e as danças do ambiente sonoro português. Será feita uma breve - mas aprofundada e pertinente - introdução entre cada um dos capítulos de forma a situar histórica e etnograficamente a variedade ritualística da cultura tradicional portuguesa.

Em suma, Trovar o Povo tem, como objetivo principal, lutar contra o esquecimento do repertório etnográfico devolvendo-o ao público num ato artístico, fiel e educativo, partindo do folclore para retomar às suas origens como uma memória que ganha vida e se reconcretiza.

O concerto terá o seu início pelas 21h, com entrada gratuita.

Categoria
Local
Museu da Indústria Baleeira
Data Inicial
2022-07-31
Hora Inicial
21:00
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks