Museu do Pico
Visita Virtual
Polo dos Baleeiros
Visita Virtual
Polo da Indústria Baleeira
Visita Virtual
Polo do Vinho

Abril 2024

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Homenagem a Manuel Ermelindo da Silva “O Canarinho”

Manuel Ermelindo da Silva, natural das Pontas Negras, é um homem da terra e do mar. Mais conhecido por Manuel “Canarinho”, passou a vida inteira a promover, a afirmar e a amplificar a imagem cultural da ilha do Pico, através da música popular.

Apaixonado pela ilha do Pico e pelas Pontas Negras, Manuel Ermelindo começou a dar os primeiros acordes, na viola terra, com apenas 8 anos. Hoje, toca instrumentos como a viola da terra, violão, bandolim, viola-baixo e violino.

Iniciou a sua vida musical no grupo “Nossa Aldeia”, onde tocou vários anos. Mais tarde, tocou no grupo “Cantinho da Terceira”, onde atuou em países como Alemanha, Noruega, Luxemburgo, Brasil, Espanha e América. No entanto, é na chamarrita e na música popular da ilha do Pico que se destaca.

Homem comprometido com a sua ilha e com a comunidade, colaborou com inúmeros ranchos folclóricos, grupos de chamarritas, tunas, ranchos de natal e danças de carnaval.

Ao longo da sua vida, levou a música popular da ilha do Pico a todo o mundo, tocando em centenas de eventos na sua ilha, no país e no estrangeiro.

É essa ligação à ilha, à comunidade e à música popular que queremos celebrar. Com esta homenagem, o Museu do Pico pretende reconhecer o contributo solidário que Manuel “Canarinho” deu à sua terra, às suas gentes e à cultura popular.

O Museu do Pico convida toda a comunidade a participar neste momento simbólico de homenagem a Manuel Ermelindo da Silva “O Canarinho”, no dia 24 de agosto, pelas 20h30, no Museu dos Baleeiros.

Categoria
Local
Auditório do Museu dos Baleeiros
Data Inicial
2022-08-24
Hora Inicial
20:30
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks