Museu do Pico
Visita Virtual
Polo dos Baleeiros
Visita Virtual
Polo da Indústria Baleeira
Visita Virtual
Polo do Vinho

2º Edição do CineMar – Mostra de Cinema Português de Relação com o Mar

A 2ª edição do CineMar - Mostra de Cinema Português de Relação com o Mar– Filmes, Conversas & Oficinas (Portugal/ Estados Unidos) vai decorrer de 24 a 30 de setembro, em formato online e presencial. Como o nome indica, este evento privilegia os filmes com temáticas relativas ao Mar e terá exibições em Portugal (Continente e Açores) e na América do Norte.
Esta iniciativa, organizada através de uma colaboração com a Cooperativa Break The Anchor, entidade sem fins lucrativos (EUA/ Portugal) e a Escola Náutica e de Construção Naval - The ApprenticeShop (Rockland, Maine, EUA), em articulação com o PNC – Plano Nacional de Cinema conta também com outras colaborações, tais como a da Agência da Curta Metragem (Festival de Curtas de Vila do Conde) e do Projeto Educativo do Doclisboa (Festival Internacional de Cinema Documental), bem como com o apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros – Comunidades Portuguesas, pelo que é completamente gratuita.
Na programação desta 2ª Edição, os filmes, tendo como referência o mar, passam principalmente pelos temas do trabalho, acesso ao mar, lugar das mulheres, questões ambientais e outras em que o mar/ a água é também cenário da complexidade de sentimentos e estados psicológicos vários. Destaca-se ainda na programação, além do cinema documental e de ficção, o cinema de animação.
Pretende-se, através do cinema, proporcionar uma reflexão sobre a nossa relação com o mar, lugar de reflexão, imaginação, questionamento, modos de perceção e formas possíveis de ação, sensibilizando igualmente para a sua importância como fonte de ligação entre as culturas e especificamente para a forte cultura atlântica que une os dois países, promovendo-se igualmente a difusão do património cinematográfico português.
O Museu do Pico participa nesta 2ª edição, sendo o Auditório do Museu dos Baleeiros o local escolhido para a apresentação de uma seleção de filmes e documentários que contribuirão para o fortalecimento da nossa relação com o mar.
No Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, nos próximos dias 24 e 25 de setembro, pelas 21h00, com entrada gratuita:

Sábado, dia 24 de setembro
O Voo das Mantas, de Bruno Carnide (2021, 7’, Port. Leg.Inglês. M/6) - Produtor: Mailuki Films
Terra Nova, de Artur Ribeiro (2020, 85’, Port.Leg.Inglês. M/14) - Produtor: Cinemate
.
Domingo, dia 25 de setembro
Cães Marinheiros, de Joana Toste (2017, 6’30’’, Port. Leg.Inglês. M/6) - Produtor: Filmógrafo - Estúdio de Cinema de Animação do Porto, Lda
Desvanescendo, dos alunos do 12º ano sob a orientação de Sandra Santos (2016, 3’25’’, Port. Leg.Inglês. M/6) - Produtor: Curtas Metragens, CRL
Remédio Marinho, dos alunos do 4º ano sob a orientação de Alice Eça Guimarães. (2015, 3’30’', Port. Leg.Inglês. M/6) - Produtor: Curtas Metragens, CRL
Se o Mar Deixar, de Luis Alves de Matos e Pedro Aguilar (2020, 72’17’’, Port. Leg.Inglês. M/14) - Produtor: Real Ficção
O Mar já não pára aqui, de Pedro Augusto Almeida (2020, 8’, Port. Leg.Inglês. M/14) - Produtor: Pedro Augusto Almeida

Saiba mais em: www.breaktheanchor.com
 

Categoria
Local
Auditório do Museu dos Baleeiros
Data Inicial
2022-09-24
Data Final
2022-09-25
Hora Inicial
21:00
Hora Final
23:00
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks