Museu do Pico
Visita Virtual
Polo dos Baleeiros
Visita Virtual
Polo da Indústria Baleeira
Visita Virtual
Polo do Vinho

Abril 2024

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Museu do Pico recebe Conferência sobre a presença açoriana no sul do Brasil

O Governo dos Açores, através das direções regionais das Comunidades e dos Assuntos Culturais, promoveu na noite do passado dia 14 de novembro, no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, a realização de uma conferência sobre a presença açoriana no sul do Brasil.

A conferência foi dedicada às comemorações dos 275 anos da presença açoriana em Santa Catarina e dos 270 anos da presença açoriana no Rio Grande do Sul, e contou com as intervenções e contributos do Professor Sérgio Luiz Ferreira, presidente da Casa dos Açores de Santa Catarina, e de Viviane Peixoto Hunter, presidente da Casa dos Açores do Rio Grande do Sul.

Para além dos conferencistas, marcaram também presença nesta sessão o Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, a Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, Ana Brum, o Diretor do Museu do Pico, Manuel Francisco Costa Júnior e o presidente da Casa dos Açores de Nova Inglaterra, Francisco Viveiros.

Esta conferência teve ainda como objetivo dar a conhecer o legado açoriano no sul do Brasil, aprofundando o conhecimento nos Açores sobre o fenómeno migratório para estes estados.

O Brasil foi o primeiro grande destino da emigração açoriana, impulsionado pela necessidade de povoar os territórios mais a sul do país. A primeira leva de açorianos com destino ao estado de Santa Catarina partiu do arquipélago em outubro de 1747. Menos de três meses depois, a 6 de janeiro de 1748, chegaram à Ilha de Santa Catarina. O desembarque desses açorianos viria, porém, a ser realizado somente a 22 de fevereiro de 1748.

Poucos anos depois, deu-se uma grande leva de açorianos para o território onde hoje é o Rio Grande do Sul.

Estima-se que entre 1748 e 1752 tenham migrado para o sul do Brasil cerca de 6.500 açorianos.

Os dois estados apresentam atualmente, no seu quotidiano e no das suas gentes, um forte legado e presença açoriana, influência que se reflete na cultura, gastronomia, arquitetura ou religião.

A sessão terminou com a participação entusiasta de vários intervenientes que marcaram presença neste evento.

Categoria
Local
Auditório do Museu dos Baleeiros
Data Inicial
2022-11-14
Hora Inicial
20:30
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks