Museu do Pico
Visita Virtual
Polo dos Baleeiros
Visita Virtual
Polo da Indústria Baleeira
Visita Virtual
Polo do Vinho

Fevereiro 2024

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

Lançamento do livro "Do céu de Abraão", de José Gabriel Ávila

O Museu do Pico acolhe, no próximo dia 7 de julho, o lançamento do livro "Do céu de Abraão", de José Gabriel Ávila, publicado pela editora Letras Lavadas.

José Gabriel Ávila nasceu nas Lajes do Pico, em 1947. Estudou no Seminário Episcopal de Angra, onde concluiu o curso de Teologia. Concluiu depois o Curso de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e os Cursos de História e Ciências Sociais e de Sociologia da Universidade dos Açores. Ingressou nos quadros da RDP-Açores, como jornalista, sendo posteriormente integrado, como jornalista na redação da RTP-Açores, onde até 2004, exerceu as funções de editor e apresentador de programas informativos: telejornal, entrevistas, debates, grandes reportagens e talk-shows dos quais se destaca Arquipélago. Na imprensa a sua colaboração em crónicas e artigos de opinião, encontra-se nos jornais: o Dever (onde começou a escrever), Semanário Açores, Terra Nostra (já extinto), Ecos do Norte, Diário dos Açores, Ilha Maior, Correio dos Açores, e nas rádios Canal, RadioAtlântida.net e no programa Voz dos Açores, da Califórnia. Parte das suas crónicas de opinião estão disponíveis no blogue: http://escritemdia.blogspot.com.

Conforme refere o autor, "O livro que ora se apresenta constitui um repositório de memórias dos poucos anos vividos na minha ilha – o Pico – cujo imaginário me acompanha, desde que aos 11 anos deixei o torrão natal para iniciar os meus estudos no Seminário Menor de Ponta Delgada. [...] “Do céu de Abraão” é muito mais que um pequeno lugar de adegas na costa leste da Ponta da Ilha do Pico. É toda a Ilha aqui presente, num misto de saudade e de revolta pacífica para que se avance mais depressa no progresso e no bem-estar da sua gente. Em todos os escritos a ilha onde nasci e os lugares que me marcaram, traduzem um sentimento de pertença e de estima que me alentam a pugnar por melhores condições de vida para os que optaram por aqui viver."

O evento terá lugar no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, com início pelas 21h00.

Categoria
Local
Museu dos Baleeiros
Data Inicial
2023-07-07
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks