Museu do Pico

Lançamento do livro infantil Ritinha – uma história do mar no Museu do Pico

No dia 22 de Agosto, terá lugar no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, o lançamento do livro infantil Ritinha – uma história do mar, com textos de Nuno Mata e ilustrações de Salgado Almeida.

Tendo visitado, há já algum tempo, o baleeiro lajense António Domingos Ávila, amigo de Nuno Mata, este, e o ilustrador Salgado Almeida, em visita ao Pico e com a montanha como testemunha, decidiram aventurar-se no universo baleeiro picoense, através de um livro vocacionado para os mais pequenos e a ser lido por todas as idades. Nesta obra contam a história de um menino, António, que queria ser baleeiro, mas que ao encontrar a baleia Ritinha, decide lutar pela preservação da espécie.

Nuno Mata, natural de Sintra, é professor de Geografia. Dedica-se à investigação da História local e colabora em diversos órgãos de comunicação locais e revistas culturais. É autor de dezenas de monografias e outros estilos literários, destacando-se Lajes do Pico – cartas de (uma) viagem. É visitante assíduo da ilha do Pico, desde 2003.

Salgado Almeida, igualmente cartoonista, é licenciado em Artes Plásticas pela ESBAP. Professor aposentado, lecionou na área das artes plásticas em várias escolas públicas e privadas. É um artista plástico com diversas exposições, individuais e coletivas, destacando-se: IV Festival Internacional de Arte de Tóquio, Casa André Gouveia – Cidade Universitária de Paris, Fax.Art Castelo de Heidelberg (Alemanha), Muestra de Arte Português Contemporâneo – Barcelona, Artistas Portugueses em Tallin – Estónia e Zoomorfismos – Mosteiro de Tibães, Braga.

Esta sessão terá o seu início pelas 21h, com entrada livre.

Categoria
Data Inicial
2017-08-22
Data Final
2017-08-22
Hora Inicial
21:00
Hora Final
23:00
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks