Museu do Pico
Visita Virtual
Polo dos Baleeiros
Visita Virtual
Polo da Indústria Baleeira
Visita Virtual
Polo do Vinho

Abril 2024

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Um Mergulho na Arqueologia Subaquática

Existem pelo menos 25 naufrágios, documentalmente registados, ao largo da ilha do Pico, sendo este número certamente superior, quando pensamos na quantidade de embarcações que ali afundaram, ao longo dos séculos, pelos mais diversos motivos, sem deixarem registo.

O património subaquático destes sítios arqueológicos é de superior interesse para contar a história da ilha, dos seus antepassados e daqueles que por aqui passaram e deixaram memória. A ligação entre os habitantes do Pico e o mar sempre foi de grande importância para a sobrevivência das suas comunidades, mantendo-se até aos dias de hoje através dos que praticam atividades de pesca, mergulho, caça submarina ou outras atividades relacionadas com a observação de cetáceos.

Preservar o mar, e os tesouros arqueológicos que ele guarda, é de fundamental interesse para todos os que desejam saber mais sobre a história da ilha e, através dessa história, criar novas pontes para o presente e para o futuro, no âmbito do desenvolvimento económico da sua sociedade.

A Direção Regional da Cultura e o Museu do Pico convidam todos os cidadãos, interessados em conhecer melhor a história dos seus naufrágios e proteger o seu património, para uma sessão de conversa informal, com os arqueólogos José Luís Neto e Pedro Parreira.

Propõe-se uma discussão sobre a importância da arqueologia subaquática na ilha do Pico e as formas de salvaguardar este património, direito e dever de todos os que se preocupam em preservar e promover a sua ilha.

Contamos com a vossa presença no dia 29 de agosto, pelas 21:30h, no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico.

Categoria
Local
Auditório do Museu dos Baleeiros
Data Inicial
2017-08-29
Hora Inicial
21:30
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks