Museu do Pico
Visita Virtual
Polo dos Baleeiros
Visita Virtual
Polo da Indústria Baleeira
Visita Virtual
Polo do Vinho

Abril 2024

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Museu do Pico acolhe 1º Azores Birdwatching Arts Festival

O Azores Birdwatching Arts Festival, um projeto da MiratecArts, celebra a prática da observação de aves através de atividades culturais artísticas e aventuras, e realizar-se-á no mês de novembro, na ilha do Pico.

A abertura da sua primeira edição terá lugar no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, a 6 de novembro, com a inauguração da exposição fotográfica Birds by Pedro Silva, seguida da conferência 15 anos trabalhando pela conservação das aves nos Açores por Ricardo Ceia, da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).

Este Festival destaca, sobretudo, o trabalho do fotógrafo picoense Pedro Silva, que já pratica observação de aves há mais de 2 anos na ilha do Pico, daí, segundo o diretor artístico da MiratecArts, Terry Costa, a ideia de criar este Festival ter partido dele. A própria imagem do evento foi criada através de duas fotos de Pedro Silva sobrepostas: a foto de um milhafre (buteo buteo rothschildi) e uma foto da ilha montanha. Ainda neste contexto, aberta a inscrições, Pedro Silva irá liderar uma expedição de observação de aves com o intuito de as fotografar.

No dia 7 de novembro, no âmbito deste primeiro Festival, haverá no auditório do Museu dos Baleeiros, noite de cinema:

O Ornitólogo | João Pedro Rodrigues | 118´ | Portugal / França / Brasil | 2016

Português / Inglês / Mandarim / Mirandês / Latim

Fernando, um ornitólogo solitário, é engolido pelos rápidos quando descia um rio perdido no Norte de Portugal, em busca de cegonhas pretas, uma espécie ameaçada. Salvo das águas por duas chinesas em peregrinação a Santiago de Compostela, penetra numa floresta sombria e misteriosa ao tentar regressar onde partiu. Mas, pouco a pouco, obstáculos e encontros inesperados colocam-no à prova, surpreendem-no, violentam-no e conduzem-no a atos extremos que o vão transformar. Gradualmente, Fernando revela-se um outro homem: inspirado, múltiplo, e, finalmente, iluminado.

"...o cineasta português João Pedro Rodrigues imagina um fresco prodigioso no seio de uma opulenta natureza povoada por um bestiário ambíguo" - Libération, Paris

Entre as mais de 30 nomeações e prémios nacionais e internacionais destaca-se Melhor Realizador - Festival Locarno 2016, RiverRun 2017; Melhor Filme - Grand Prize Chéries-Chéris 2016, International Cinephile Society Awards 2017, Black Movie Film Festival 2017; Golden Tulip, Istambul Festival 2017, e ainda "por seus visuais impressionantes, simbolismo ousado e abordagem única, gostaríamos de dar uma menção especial ao Ornitólogo de João Pedro Rodrigues" - Denver International Film Festival.

Contando, mais uma vez, com a colaboração do Museu do Pico, a MiratecArts pretende, com a criação deste evento especial, elevar esta prática e promovê-la de uma forma mais abrangente e educativa através das artes, contando para tal, com a colaboração das escolas e público em geral.

Os referidos eventos realizar-se-ão pelas 21h, com entrada livre, e a exposição ficará patente até dia 26 de novembro.

Categoria
Data Inicial
2017-11-06
Data Final
2017-11-26
Hora Inicial
21:00
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks