Museu do Pico
Visita Virtual
Polo dos Baleeiros
Visita Virtual
Polo da Indústria Baleeira
Visita Virtual
Polo do Vinho

Março 2024

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Documentário "Vinho" em antestreia no Museu do Pico

O Museu do Pico, em parceria com o realizador André Laranjinha, apresentou no passado dia 24 de março, no auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, o documentário "Vinho", sobre a cultura da vinha e do vinho na ilha do Pico.

Gravado integralmente na ilha do Pico, esta longa-metragem retrata todo o processo envolvente na produção de vinho, abrangendo uma dimensão cultural e social das pessoas que da “falta de terra boa, cravaram a vinha na pedra”.

Este documentário de André Laranjinha, vencedor de vários prémios, como Melhor Filme Açoriano, no DocLisboa 2011, é co-produzido pela Alice’s House, Moby Dick / Agecta - Agência para a Coesão Territorial e pelo Museu do Pico.

Este projeto foi financiado pelo Governo dos Açores/Direção Regional da Cultura e contou com o apoio da Associação de Municípios da ilha do Pico e da Câmara Municipal da Madalena.

Sinopse

Ilha do Pico, Açores. Uma crosta de lava no meio do oceano Atlântico, onde os habitantes, à falta de terra boa, cravaram a vinha na pedra.

Fustigada pelo rocio do mar e pelo frio do inverno que desce a montanha, a vinha vinga na secura da pedra com a ajuda de homens, cuja vida gira em grande parte à volta da cultura da vinha e do vinho.

Na ilha do Pico, as adegas, mais do que lugares onde se guarda o vinho, a água-ardente, os licores, são lugares de portas abertas ao encontro, à partilha, à discussão, à música, ou ao recato no final de um dia de trabalho.

Categoria
Data Inicial
2018-03-24
Hora Inicial
21:00
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks