Museu do Pico
Visita Virtual
Polo dos Baleeiros
Visita Virtual
Polo da Indústria Baleeira
Visita Virtual
Polo do Vinho

Março 2024

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Comemoração do Dia Internacional dos Museus 2018

O Museu do Pico, em parceria com o Parque Natural da ilha do Pico comemorou, no passado dia 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus 2018, subordinado ao tema Museus Hiperconectados: Novas Abordagens, Novos Públicos.

Para assinalar a efeméride realizou-se uma atividade educativa, alusiva ao tema proposto, com os utentes da “Obra Social Madre Maria Clara Açores”, da Candelária do Pico, numa lógica de inclusão social e cultural. A iniciativa teve lugar a partir das 15h, e desdobrou-se em dois momentos, realizados em simultâneo.

O grupo constituído pelos mais novinhos, participou na visita guiada ao Museu do Vinho, realizando jogos alusivos à temática do vinho. Os restantes elementos tomaram parte na realização de atividades no Parque Florestal de Santa Luzia, subordinadas ao tema da vulcanologia, orientadas pelo Parque Natural do Pico, realizadas no âmbito das Comemorações dos 300 anos das grandes erupções vulcânicas da ilha do Pico, assinaladas este ano.

A “Obra Social Madre Maria Clara”, uma instituição a nível regional, foi fundada em 1997, e é um Centro de Acolhimento Temporário e de Emergência (CATE), dimensionado para receber crianças e jovens, nas quais a criminalidade, o abandono, os maus-tratos ou o absentismo escolar foram realidades que fizeram parte do seu passado. Os 24 utentes desta instituição, acompanhados pelos respetivos funcionários passaram, sem dúvida uma tarde divertida, fora do seu “ambiente”, e o Museu do Pico, junto com o Parque Natural do Pico cumpriram, com esta iniciativa o objetivo proposto para a comemoração do Dia Internacional dos Museus pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM):

“… nem todas estas conexões se devem à tecnologia. Como os museus se esforçam por manter a sua relevância na sociedade, eles centram a sua atenção na comunidade local e nos diversos grupos que a constituem. Como resultado, estes últimos anos assistimos ao nascimento de inúmeros projetos comuns organizados por museus com a colaboração de minorias, comunidades indígenas e instituições locais. Para envolver estes novos públicos e fortalecer as suas conexões, os museus devem encontrar novas maneiras de interpretar e apresentar as suas coleções. Convidamos todas as instituições culturais portuguesas a juntarem-se a esta celebração através da realização de atividades que as aproximem das coleções e dos públicos, explorando todas as conexões com a suas comunidades, herança cultural e paisagem natural.”

Esta atividade inseriu-se, igualmente, no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural 2018.

Local
Museu do Vinho/Parque Natural do Pico
Data Inicial
2018-05-18
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks