Museu do Pico
Visita Virtual
Polo dos Baleeiros
Visita Virtual
Polo da Indústria Baleeira
Visita Virtual
Polo do Vinho

Agosto 2018

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Serão de Viola da Terra com Rafael Carvalho no Museu do Pico

No âmbito das Comemorações dos 30 anos do Museu dos Baleeiros, o Museu do Pico promoveu, no passado dia 31 de julho, um Serão de Viola da Terra, com o renomado músico regional Rafael Carvalho, que regressou ao auditório do Museu dos Baleeiros, para apresentar o seu último CD 9 Ilhas, 2 Corações.

Rafael Carvalho, micaelense, é autor dos álbuns Origens, Paralelo 38 e Relheiras, trabalhos com várias peças tradicionais açorianas e, ainda, com temas originais seus para Viola da Terra.

Como é habitual mais uma vez encontra-se de férias no Pico, que também é a sua “casa”, e para este espetáculo conta com a participação especial dos amigos e tocadores da terra Manuel Canarinho, José Canarinho e Jorge Canarinho.

Este novo CD, em formato de CD Duplo, tem cerca de 80 temas, de todas as Ilhas dos Açores, executados numa só Viola, a solo, num trabalho de pesquisa e recolha de cerca de duas décadas, e que inclui muitos temas conhecidos de todos mas também peças que nunca foram editadas.

Rafael Carvalho reconhece que já há algumas edições em CD com temas de todas as ilhas dos Açores, mas assume que um CD com esta dimensão (80 temas, executados numa só Viola), num trabalho sem arranjos musicais, só com a sonoridade pura das nossas gentes e com a essência original de cada peça, é algo inédito nos Açores.

Há 10 anos professor contratado no Conservatório Regional de Ponta Delgada, e responsável pela estruturação do Curso Curricular de Viola da Terra naquela instituição, Rafael Carvalho defende que este trabalho é fundamental para complementar o estudo da Viola da Terra no Conservatório, por incluir temas que podem ser utilizados nos vários graus de ensino:  Iniciação, Básico e Secundário.

Para o músico açoriano este seu último trabalho é uma homenagem às 9 Ilhas dos Açores e a todos os que se dedicaram a tocar, ensinar e apreciar a Viola da Terra, no nosso Arquipélago.

Categoria
Data Inicial
2018-07-31
Hora Inicial
21:00
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks