Museu do Pico
Visita Virtual
Polo dos Baleeiros
Visita Virtual
Polo da Indústria Baleeira
Visita Virtual
Polo do Vinho

Março 2024

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Museu do Vinho

lorem ipsum dolor sit
lorem ipsum dolor sit
lorem ipsum dolor sit
lorem ipsum dolor sit
lorem ipsum dolor sit
lorem ipsum dolor sit

A criação do Museu do Vinho, na Vila da Madalena, deve ser entendida como uma inevitabilidade histórica. A organização de um museu subordinado à temática da vinha identifica-se com a principal atividade económica exercida pela comunidade que ocupou este território, desde o seu povoamento. Na Madalena reúnem-se, de facto, várias condições favoráveis para se construir um museu de memórias e tecnologias agrícolas associadas ao vinho, quer pela extensão e expressão da vinha que domina a paisagem, quer pela existência de um espaço que, durante séculos, foi dedicado ao fabrico do vinho: as instalações agrícolas que pertenceram ao Convento do Carmo – magnífico imóvel, dos sécs. XVII-XVIII, mansão de veraneio dos frades carmelitas sedeados na cidade da Horta –, símbolo arquitetónico da fase opulenta do Ciclo do Vinho Verdelho, na ilha do Pico.

O Museu do Vinho compreende as seguintes áreas:

1. Casa Conventual dos Carmelitas

2. Edifício dos Alambiques/Receção

3. Edifício do Lagar

4. Mirante e Vinha

5. Mata de Dragoeiros 

A localização geográfica privilegiada do Museu do Vinho, o poder mágico da paisagem natural – a vinha, os dragoeiros seculares, o Canal do Pico – Faial, o mar e a Montanha -, a dimensão poética e estética do lugar, a presença sóbria de uma arquitetura secular, de pedra vulcânica, em serena harmonia com uma nova linguagem arquitetónica, tão característica da América da emigração açoriana e uma museografia apelativa e dinâmica, em conjunto com a força arrebatadora da epopeia humana associada ao histórico Ciclo do Verdelho, têm vindo a transformar este local num pólo importante de desenvolvimento turístico-cultural da ilha do Pico.

Com a recuperação, reutilização e valorização cultural destes espaços, pretende-se preservar o património cultural e ambiental da antiga propriedade dos Carmelitas, na Madalena (os edifícios, a vinha e os dragoeiros) e as memórias associadas à cultura da vinha e à produção do vinho na ilha do Pico.

Horário de Funcionamento

Horário de Verão (01 de abril a 30 de setembro)
3ª a Domingo: 10h00 - 17h30
Encerrado à 2ª feira

Horário de Inverno (01 de outubro a 31 de março)
3ª a Domingo: 09h30 - 17h00
Encerrado à 2ª feira

Morada e Contactos

Museu do Vinho
Rua do Carmo
9950-364 Madalena
Telefone: (+351) 292 679 348
Email: [email protected]

Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks